domingo, 9 de setembro de 2007

Religião, algo a se pensar.

Toda as vezes que me pergutam, "qual sua religião?" e eu respondo, "nenhuma", sou olhado com olhos tortos as vezes como se isso fosse um absurdo. Simplesmente eu não vejo nada de anormal nisso. Qual o problema de não ter uma religião? Sim, eu acredito em deus, mas não obsecadamente como os crentes religiosos que na minha opinião são completamente controlados pela igreja.
Por que não tenho religião? Por que simplesmente não sou obrigado a seguir um padrão social que não me interessa e totalmente distorcidos como são as igrejas hojes, que praticamente só existem para ganhar dinheiro em cima da inocência das pessoas. Um fato que acho estranho é por exemplo, se você cortar seu cabelo ou se você se depila, deus vai te castigar ou é pecado, então o pastor vai la e coloca isso na cabeças das pessoas e elas simplesmente fazem. Mas pera ai, por que seria assim? Quem me garante isso? Alguns diriam, "Está escrito na biblia!". Err..Certo, mas vamos pensar assim, a biblia é um livro que existe a milhões de anos e ja passou por diversas pessoas e quem me garante que o que esta escrito la é o que realmente aconteceu? Ai voltamos no tempo um pouco e vamos la para aquela época que não me lembro o nome agora(quem lembrar por favor insirar no comentário.) em que a igreja católica dominava tudo e todos e era totalmente fechada e quase ninguém tinha acesso a bíblia somente algumas pessoas dentro da igreja tinham acesso a ela. Então eu penso, eles eram muito rádicais e queriam controlar todo mundo, torturavam, matavam e etc. Quem me garante que eles não alteraram nada nela? Quem me garante que eles não colocaram coisas a mais? E depois com o passar do tempo, quem me garante que mais nada foi mudado?
Então realmente estou errado em não ter uma religião? Eu acerdito em deus, mas ao meu modo e vivo a vida ao meu jeito, ajudando os outros e até mesmo fazendo boas práticas, tenho meu trabalho e faço ele certinho. Eu só não quero ser controlado por uma coisa que acho que não tem certo fundamento e quando outros querem controlar você e fazer você acreditar cegamente em algo que é questionavel de varias maneiras. Eu só quero ser livre e seguir meus ideais religiosos e não religiosos até o fim. E deus não vai me negar e acredito que não estou pecando sendo assim.
Bem, esse é o meu ponto de vista, espero não ser crucificado aqui e que entendam meu ponto de vista.

3 comentários:

Karina Tiemi disse...

Eu sou católica, mas pq eu fiz primeira comunhão coisa e tal,mas depois disso n voltei a igreja sem ser missa de sétimo dia ou casamento...ou seja, n assisto as missas rsrsrs....Então eu sigo o meu próprio padrão tb...Que é acreditar em Deus...Concordo com vc, n temos garantia de nada do que acontece com a gente quando morremos e, por tanto, ninguém tem 100% prova de que uma religião está certa...Enfim, acho que a maior prova de que n há uma religião apenas a ser seguida é o próprio livre arbitrio...

Acho que a época que vc se refere é o da Inquisição né? Que a igreja católica perseguia os hereges e tinha um index dos livros proibidos e coisa e tal...

bjos

Anônimo disse...

Apoio tudo em seu ponto de vista.
Religião é uma criação do homem, não de Deus. Um belo dia, movido apenas por interesses políticos, um imperador romano resolveu declarar o cristianismo como religião oficial, escolheu quais livros sagrados iriam fazer parte da bíblia (os que lhe eram convenientes, óbvio), modificou o que bem queria, decretou que todos que acreditassem em qualquer outro Deus (ou deuses) estavam errados e fim de papo. E é isso que as pessoas vêm seguindo até hoje em dia, sem nunca parar para se perguntar o que determina que só a sua religião seja a certa e todas as outras estejam erradas. Tudo porque alguém (que era um homem movido por interesses políticos, e não DEUS) determinou que aquilo era o certo.

Exemplos: até determinada época, a igreja católica pregava a reencarnação. Até que um papa, sei lá porque, de repente cismou que não queria mais que fosse assim e mudou a doutrina. Pronto, a reencarnação que até então era aceita como verdade, passou a ser mentira. O criador da igreja protestante era um sei lá o que da igreja católica, que queria se separar da esposa e a religião não lhe permitia. O que ele fez pra resolver o seu problema? Criou uma outra religião cristã. No início, os padres podiam se casar, até que o alto escalão da igreja resolveu que não poderiam mais, também por puros interesses econômicos: para não deixar herdeiros.

Tudo gira em torno dos interesses político-econômicos. Ninguém pára para refletir sobre o que Jesus Cristo pregava. Hoje se tem o conceito de que não é preciso amar o próximo ou praticar boas ações: basta "aceitar Jesus como seu único salvador" e, pronto, sua alma está salva!

Na cabeça dessa gente, pessoas maravilhosas como o Betinho (que, ironicamente, era ateu) foram para o inferno. Porque suas boas ações, aos olhos de Deus, não significam nada. Ele não era cristão, logo, não obtém a salvação.

Assim como acontece com vc, muita gente tbm me critica qdo digo que não tenho religião. Mas eu sei que minha fé em Deus é maior do que a de muitos deles. E outra: você já tentou ler a bíblia? É uma leitura extremamente difícil, cheia de palavras que não são comuns ao nosso vocabulário e de citações históricas e geográficas. Pra mim, é um livro pra intelectuais rs. Então, vem aquelas pessoas que mal sabem ler e se metem a dizer que na bíblia estava escrito isso ou aquilo. 99% destes nunca se deram ao trabalho de ler a bíblia. Dos que se deram a esse trabalho, pouquíssimos sequer entenderam o que aquelas palavras querem dizer.

Enfim, se deixar eu escrevo um livro sobre isso rsrs... E corro o risco de algum fanático religioso querer me matar!! hahaha (Ah, é, não comentei sobre outra utilidade das religiões: criar guerras! Desde que o mundo eh mundo, as pessoas matam umas as outras em nome de Deus... Mais uma prova de que não leram o novo testamento e, se leram, não entenderam muito bem. Tudo o que Jesus pregou foi em vão, no fim das contas!) Então, fico por aqui rsrs

Bjinhs!!!

PS: Lembrei de um pensador que dizia que "A religião é o ópio da sociedade", mas esqueci quem foi!!! rsrs

Camila disse...

Rafael, gostei do seu blog!!!
Quanto a religião, acho que nunca consegui ter uma religião de fato, não gosto da sensação de me sentir presa a algo, principalmente a algo que eu não acredito!!! E vc se refere ao período em que a igreja detinha o controle da sociedade (Idade Média) e o período de perseguição aos hereges (inquisição. E a citação acima: A religião é o ópio da sociedade",foi dita por Kal Marx =)